EXAMES DO OUVIDO

.
Exames Diagnósticos da Audição
-
Avaliação completa da audição.
-
Encaminhamento para aparelhos auditivos.
Audiometria e Imitanciometria
Exame da área fonoaudiológica que avalia a audição. Possui papel fundamental no diagnóstico, localizando e identificando o distúrbio, quantificando o grau de perda auditiva.
A indicação do exame é feita a pedido médico aos pacientes com queixas de perda auditiva, zumbido e/ou tonturas.
Este exame é realizado em adultos e crianças.
A audiometria é um exame realizado no interior de uma cabine, por uma fonoaudióloga. O resultado é expresso em um audiograma, que é um gráfico que revela as capacidades auditivas do paciente.
Importante teste que permite a medição da audição periférica, através da obtenção dos limiares auditivos aéreos e ósseos.
Fornece diagnóstico, controla a evolução dos tratamentos otológicos, indispensável para a seleção e adaptação de próteses auditivas, monitoramento a audição de indivíduos expostos a ruído e quando se suspeita de qualquer problema relacionado a comunicação.
BERA ou PEATE: Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico
Pesquisa de potenciais auditivos de tronco cerebral. Potencial Evocado de Tronco Encefálico – Auditory Brainstem Response (ABR) – Audiometria de Tronco Cerebral: Exame que permite avaliar as vias auditivas (nervos auditivos) até o tronco cerebral. Realizado em crianças e adultos, e realizado por meio de eletrodos colados à pele.
Em adultos não há preparo, mas é imprescindível apresentar Exame Audiométrico recente (audiometria/6 meses)
Procedimento não invasivo e indolor.
Nos bebês e em crianças pequenas é realizado preferencialmente durante o sono natural.

.
Imitanciometria
Neste exame, uma pequena sonda é posicionada de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente. Dois tipos de testes são realizados : A Timpanometria (que avalia a complacência da orelha média, ou seja, a condutância sonora das estruturas das orelhas externa e média), e o Reflexo Estapédico (que avalia a integridade do arco reflexo estapediano e, por conseqüência, de forma indireta, as estruturas das orelhas média e interna, nervo auditivo e tronco cerebral). É de extrema utilidade para o diagnóstico das otites catarrais crônicas em crianças.
Exames Diagnósticos do Labirinto
- Investigação computadorizada das doenças relacionadas aos sintomas de labirintite como tonturas e vertigens.
- Vecto-eletronistagmografia com pesquisa de Dix-Hallpike.
Uma das queixas otoneurológicas mais comuns é a vertigem relacionada com determinadas posições da cabeça e/ou corpo, denominada Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).
Devido ao deslocamento de cristais de otólitos existentes dentro do labirinto as tonturas aparecem em alguns movimentos específicos de cabeça e/ou corporal.
